top of page

Castração é a melhor escolha?

Lembre-se: Uma castração pode salvar a vida do seu animal




Essa é uma pergunta das mais comuns de se ouvir em rodas de conversa e na clínica veterinária, principalmente na atualidade. Esse tema é bastante polêmico, pois existem muitas opiniões divergentes, envolvendo a emoção dos tutores de animais domésticos. Muitos afirmam que não permitem a castração por pena do animal, que passará por uma mesa cirúrgica e outros, por sua vez, não querem pelo custo que irão ter com a cirurgia e medicamentos. Entretanto, muitos não permitem a castração e, quando não querem mais o animal, o abandonam na rua, fazendo com que cresça a população canina e colocando a sociedade em risco, devido às zoonoses (doenças transmitidas do animal para o homem).

Existem muitas lendas em torno da castração dos cães. É importante que se esclareçam algumas delas, como:


– É necessário ao cão ou à cadela  ter pelo menos uma cria na sua vida?

A resposta é NÃO! Os cães não precisam ter cria para serem castrados. Isso dependerá se o tutor quer que seu cão tenha uma ninhada ou não.


– A castração é uma cirurgia dolorosa?

A resposta é NÃO. A castração é feita com todo aparato cirúrgico e é usado anestésico potente para esse feito. Mesmo durante o procedimento e o pós-cirúrgico, os animais recebem remédios para evitar ao máximo a dor.


– Preço da castração

A castração sai muito mais em conta do que administrar anticoncepcional nos pets. O anticoncepcional além de ter um custo rotineiro, ou seja, sempre irá ter aquele gasto fixo, pode causar sérios danos aos animais, ocorrendo tumores mamários e infecções uterinas. Isso faz com que o tutor gaste o triplo no tratamento que, muitas vezes, dependendo do grau da doença, pode levar  à morte do animal.


– Benefícios da castração em cães

Ao contrário do anticoncepcional, a castração tem inúmeros benefícios para o dono e para o cão. Quando se faz a castração, reduz-se completamente o risco de câncer testicular, no caso dos machos, e dos tumores ovarianos, uterinos e de mama nas cadelas. Interrompe-se os ciclos estrais (cio) nas cadelas, e muitos machos deixam de marcar território, como antes. Outro ponto benéfico é que o  animal pode ser criado junto de machos e fêmeas, sem precisar tomar remédios. Nos casos do macho, ainda evita doenças na próstata. Grande parte dos tutores que castraram seus cães, afirmaram que o temperamento melhorou de forma significativa, tornando-os mais dóceis e amorosos.


Uma castração pode salvar a vida do seu animal.


Fonte: Portal do Dog

2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page